Publicado por: Mário Matos | 13/03/2009

Diamonds and Rust

Uma avaria técnica (o router que não obtinha o IP do gateway que por sua vez não comunicava pela linha DSL por causa dos conversores de massa e dos acopladores de reversão assíncrona, etc — ou algo assim… — impediu-me de maçar as pessoas com mais posts neste blogue durante uns dias.

Como não há mal que sempre dure, nem bem que nunca se acabe (consoante a preferência de quem ler), eis-me de regresso.

Tenho algumas coisitas para postar, mas, para já, deixo apenas mais uma canção muito especial, bem como a tradução da letra.

Trata-se de Diamonds and Rust, de Joan Baez, dirigida ao seu namorado dos loucos anos sessenta: Bob Dylan.

Esta é uma versão sublime dessa canção pelos Blackmore’s Night. Para quem não conheça, é um grupo liderado por Ritchie Blackmore, o venerável guitarrista dos velhinhos Deep Purple, e pela sua mulher Candice, a vocalista. Ambos são fanáticos da música folk tradicional inglesa. A fusão de géneros e estilos, bem como a voz ingénua da vocalista, tem momentos bastante bons, e esta recriação da canção de Baez prova-o. No entanto, não consegui encontrar um videoclipe. Vale pela música…

Some sort of technical mishap (the router couldn’t get the gateway’s IP, which in turn wouldn’t connect to the DSL line because of the mass converters and the reverse assynchronous couplers, etc. — or something like that – prevented me from boring people with my posts for a few days.

Since there is no harm that lasts forever, nor good that doesn’t end (depending on readers’ preferences), I’m back.

I have some trifle stuff to post, but, for the time being, I’ll just leave here a very special song, and the translated lyrycs.

The song is Joan Baez’s Diamonds and Rust, a song about her wild sixties boyfriend, Bob Dylan.

This is a sublime cover of the song by Blackmore’s Night. For those who don’t know him (really?!) this is a group under the leadership of Ritchie Blackmore, the venerable guitarist from Deep Purple, and considered one of the best ever guitar plaeyrs, and by his wife Candice, the singer. Both are fanatics of traditional british folk music. The fusion of genres and styles, and also the naive voice of Candice, has very good moments, and this recreation of Baez’s song shows it. However, I couldn’t find a video for this; it’s just Candice’s pic with the music. But it’s worthwhile…

Aí vem o teu fantasma outra vez…

Mas isso não é invulgar.

É só porque está Lua Cheia

E calhou telefonares.

E aqui estou eu,

Com o telefone na mão.

A ouvir uma voz que conheci

Há um par de anos-luz.

Quando ia direita à minha queda.

Se bem os lembro,

Os teus olhos eram mais azuis

Do que as caudas dos estorninhos.

A minha poesia não prestava, dizias-me.

De onde me estás a ligar?

De uma cabina no Midwest…

Há dez anos, comprei-te uns botões de punho.

Tu trouxeste-me qualquer coisa.

Ambos sabemos o que as memórias podem trazer:

Trazem diamantes e ferrugem.

Quando entraste de rompante,

Já eras uma lenda,

O fenómeno genuíno,

O verdadeiro vagabundo

Que correu direito aos meus braços.

E aí ficaste,

Temporariamente perdido no mar

A madonna era tua de graça

Sim, a rapariga na meia-concha,

Que te manteria a salvo.

Agora vejo-te de pé entre as folhas do Outono

E com neve no cabelo.

Agora sorris pela janela daquele hotel

Sobre Washington Square.

Os nosso hálitos criam nuvens brancas

Misturam-se e pairam no ar.

Falando apenas pelo que me toca,

Podíamos ambos ter morrido ali mesmo, naquele momento.

Agora dizes-me que não sentes nostalgia;

Mas então dá-me outra palavra para isto…

Sempre foste tão bom com as palavras

E a manter as coisas no vago…

Porque preciso de alguma dessa imprecisão:

Está tudo a voltar demasiado claramente…

Oh, amei-te tão apaixonadamente.

E se me estás a oferecer diamantes e ferrugem,

Já os paguei.

Deixe uma Resposta

Categorias

