Publicado por: Mário Matos | 22/05/2009

É assim…

Se há coisa que me mexe com os nervos, é ouvir alguém começar uma frase com esta omnipresente expressão: «É assim…»

Parece haver uma correlação entre o grau de estupidez do que vai ser dito e a utilização destas palavras taxativas: «é assim». Como em: «é assim e mais nada, eu é que sei, vou-te explicar; és muito burrinho, mas eu explico-te: é assim…»

O que dá conversas interessantíssimas, como estas que ouço regularmente na minha esplanada enquanto bebo um café e cogito qualquer coisas para depois vir aqui publicar (ou postar, como sói dizer-se):

— É assim… eu gosto mais do café sem açúcar.

E daí a nada:

— É assim: eu acho que a M. devia mandar o gajo dar uma volta.

E por aí fora…

Muletas linguísticas sempre houve. Há muitos anos, era o «efectivamente», por exemplo. Houve uma altura em que entre locutores de rádio e jornalistas abundava o hábito de dar mais força a uma convicção usando o «sem dúvida»:

— Sem dúvida muito bom, este novo trabalho dos…

Sem dúvida isto, sem dúvida aquilo… Que era como quem dizia: «não se atrevam a discordar de mim, porque aqui não há lugar para dúvidas: eu sei do que falo.»

Mas esta do «é assim», ainda por cima geralmente acompanhada por um trejeito quase imperceptível a dar para o queque, é por demais irritante.

Por isso…

É assim, meus amigos e amigas (não sei porquê, tenho a impressão que elas são mais dadas a usar a malvada expressão): não usem mais isso. Por favor. É sem dúvida piroso. E efectivamente parece-me sinal de falta de agilidade mental. E estou a ser meigo, sem dúvida.

Responses

  1. “Mexe com os nervos”?

    🙂

    • ?


Deixe uma Resposta

Categorias

