Publicado por: Mário Matos | 16/06/2009

Para seguir a situação no Irão

A situação no Irão é, naturalmente, o assunto mais interessante dos últimos dias.

Diz o i na mais recente notícia: «Estão mais pessoas nas ruas do que no ano da revolução islâmica»

No HuffPost, Nico Pitney mantém um blogue actualizado quase de hora a hora com diversos «feeds», que vale a pena seguir. O manancial de informação é importante, porque inclui gente que está a seguir a TV iraniana e traduz do farsi, bloggers que conseguem furar o bloqueio de dentro do Irão, etc.

Admirável mundo novo, este. Pode seguir-se tudo em cima do momento. Algumas imagens são espantosas pelo que representam de coragem: num video feito com um telemóvel, pode ver-se uma pequena multidão que grita:«Não tenham medo, estamos todos juntos», enquanto um homem armado de AK-47 numa janela mais acima faz disparos (aparentemente para o ar)…

É preciso não esquecer que o Irão é um país com uma população muito jovem, governado por uns velhos caquéticos e fanáticos… Note-se, de qualquer forma, que o candidato alegadamente derrotado não é nenhum radical anti-sistema: é apenas um reformista. Mas nestas coisas, já se sabe: se a pressão da panela vem a acumular-se durante muito tempo, quando se começa a destapar já não há maneira de voltar a tapá-la. Gorbachov que o diga…

Além de que, apesar das aparências em contrário, há uma parte das classes mais cultas que despreza o islamismo (ou pelo menos o islamismo radical e retrógrado, medieval) e ainda lamenta o aniquilamento, pelos invasores árabes do país, das tradições e cultura persas.

Iran Updates (VIDEO): Live-Blogging The Uprising.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: